sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conselhos Setoriais no Desfile Cívico

Pela primeira vez  em nosso municipio representações dos Conselhos setoriais participaram do desfile cívico de 7 de setembro. Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).
Foi um momento bonito onde pudemos apresentar à comunidade itapajeense que o COMDICA e o CMAS estão somando forças em prol das famílias que fazem nossa querida Itapajé. Na ocasião estivemos integrados aos pelotões que compunham o desfile da Secreetaria do Trabalho e Ação Social.























quarta-feira, 12 de setembro de 2012

3º Fórum de Combate e Prevenção às Drogas

O Projeto Pacto Pela Vida, inicialmente tido como ação da Assembleia Legislativa do Ceará chegou em nosso municipio e foi assumido como grande oportunidade de fazermos frente aos desafios sociais a nós impostos pela drogadição em nosso municipio. Desta forma, a Comissão Municipal do Pacto Pela Vida, formada por representantes de secretarias, entidades, ações, programas e projetos realizaram dia 22 de agosto o 3º Fórum de Combate e Prevenção às Drogas, onde tivemos a execelente oportunidade para avaliarmos e sugerirmos passos futuros para o enfrentamento das drogas em nossa realidade. Destacamos ainda a parceria com o Centro de Resistência às Drogas e à Violância -CRDV - entidade fruto dos esforços da ABESCC, uma associação pertencente à Igreja Católica.  Ao concluirmos este fórum, alguns voluntários se prontificaram a continuar reunindo-se a fim de formularem os documentos necessários para criação do COMAD - Conselho Municiapal de Políticas Sobre Drogas, passo este fundamental para que possamos estar unidos à rede de serviço estadual e federal.




COMDICA: UMA MARCA PARTICULAR

 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapajé recebe nesta semana seu novo fardamento, o que para nós tem um significado todo especial. Estarmos com fardamento próprio nos dá condições de sermos reconhecidos nos vários encontros, dentre outros momentos nos quais precisamos nos fazer presentes. É o COMDICA de Itapajé avançando em sua organização e representatividade.


22 Anos de Estatuto da Criança e do Adolescente

Em um bonito e significativo momento de comemoração e estudo vários adolescentes e profissionais da Educação, Saúde e Ação Social realizaram no dia 15 de agosto, no csu um seminário municipal em comemoração aos 22 anos do Estatuto, tendo como ponto de partida o seguinte tema: Conhecer para Reconhecer Direitos. Na oportunidade conhecemos um pouco mais sobre: O Histórico do ECA, O Estatuto e Política Educacional, Medidas Socioeducativas - Responsabilizam e Mudam Vidas e, ainda Inclusão: Deficiência Social. Estiveram na organização deste evento o CREAS, COMDICA, Comissão Municipal do PETI, CRAS, Secretaria de Ação Social e Prefeitura de Itapajé.
É o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente formando parcerias para garantir os direitos conquistados.